Loading posts...
  • CONVERSA FIADA

    Liberamos para o público o primeiro documentário da série de pesquisas com as mulheres xamãs do Brasil profundo com as quais venho aprendendo muito. Conversa Fiada é o primeiro fruto de uma…

  • A SEDE DO SOL

    Talvez hoje eu consiga sintonizar mais com o que li de Deleuze no passado, quando dizia que toda a educação deveria ser uma educação para a solidão e que o problema hoje: “…não é que não nos deixam sós, é que não nos deixam suficientemente sós“.

  • O Canto das Kayapós

    Por vezes eu pensei que era um encontro impossível. Não por falta de vontade ou de presença, mas porque havia ali uma força pouco natural que vinha de mim e das circunstâncias de um provável choque cultural. Perguntei-me algumas vezes se eu queria mesmo estar com elas. Perguntei também se meu deslumbre queria mesmo ficar intacto e só lembrar dos cânticos sagrados da madrugada.

  • O CANTO DO SOFRÊ VIVO

    Em uma das casinhas do Quilombo Bom Jardim da Prata, nas bordas do Rio São Francisco (no sertão profundo de Minas Gerais) a rezadeira desprende do pregador de roupas um ramo de palhas secas de buriti. Me convida para um café-mei-de-tarde e uma breve prosa de conhecimento.