GERAIS DA PEDRA – O FILME

GERAIS DA PEDRA é um filme de Diego Zanotti, Gabão Oliveira e Paulo Junior.
O rastro da história cravada ou submersa dum Grande Sertão roseano inventado a cada dia
– porque a rotina, ela própria, não suporta.
Então pé na estrada!

GERAIS DA PEDRA é um filme sobre encantamento. Tem como premissa básica vivenciar a reverberação do livro Grande Sertão: Veredas nos lugares onde a história narrada por João Guimarães Rosa se confunde com as próprias histórias locais, entre citações reais ou criações ficcionais e as suas relações com o povo geraizeiro do norte de Minas Gerais. Por outro lado, propõe o caminho inverso: registrar a relação dos relatos da sabedoria popular e das tramas complexas do cotidiano do sertão com a própria narrativa roseana, ora transformada em mito, ora em referencial presente.

O documentário, com 40 horas de material bruto já captado em quatro semanas entre janeiro e fevereiro de 2017, não se trata, porém, de uma adaptação, investigação ou encenação diante do livro. A narrativa de Rosa trata-se tão somente do norte artístico que nos levou a exercitar o cinema direto e pautar as conversas com os personagens que foram surgindo frente à câmera, sem qualquer recorte intelectual ou técnico previamente estabelecido. O conceito, no caso, é o de ressignificação. Grande Sertão: Veredas, aqui tratado como mito local de jagunçagem, relacionamento e identidade sertaneja, atravessando a contemporaneidade do sertão mineiro 60 anos depois da publicação da história clássica, inaugurando um novo olhar para os caminhos eternizados na literatura e aqui percorridos.

Gerais da Pedra foi premiado pelo edital CODEMIG de Incentivo do Estado de Minas Gerais e está em fase de finalização. Em breve teremos nossa estréia nos Festivais e na TV!

Share your thoughts