sustentação e sustentabilidade
através do corpo

Em tempos onde a ansiedade e o hipercontrole tornam-se grandes marcas nas relações atuais, onde a falta de contato real e simples confunde nossa espontaneidade, sejamos fonte de potência, cargas de afeto, pilhas de transformação uns para os outros. Nesse processo de vários ciclos e temporadas, você poderá praticar e compreender um pouco mais sobre seu próprio espaço pessoal e coletivo e criar mais vitalidade para sustentar seu cotidiano, sua autonomia e sua liberdade.

por mais potência e sustentação

Estes encontros visam facilitar e preparar um terreno de sustentação para os tempos atuais.

As práticas são inspiradas nos princípios da Ecopsicologia Reichiana e Bioenergética, com explorações na respiração consciente, auto-observação e de movimentos corporais biodinâmicos, num campo seguro, humano, de total acolhimento, com o intuito de trabalhar conexões profundas de você para você mesma(o). As sessões são 100% online e com agendamento prévio. Logo abaixo, você confere a programação das temporadas:

AS QUATRO TEMPORADAS PILARES DO BIO:

1 - A PERCEPÇÃO DE SI - agenda aberta em MARÇO 2020

o espaço pessoal e o seu próprio contorno no mundo (Gestão de Si)

Hoje vemos a marca do mundo contemporâneo estampada nos nossos próprios corpos: somos do excesso, somos da imagem, somos da tecnologia. Há quem diga que nos aproximamos dos seres cyborgues ao ter o celular como extensão do corpo e da memória: metade humano, metade máquina. Os autoritarismos diários e as práticas de poder atuais nos reduzem a uma identidade moldada ao capital, ao sucesso e, por vezes, à intolerância. Porém, esquecemos de nossos verdadeiros e espontâneos movimentos na vida. Como eu fico no meio de tudo isso? Se somos seres resultado de nossa cultura, precisamos de limite e de contornos pra tudo isso, e o primeiro limite seria o cuidado com o espaço que você ocupa no mundo, seu corpo, suas intensidades, seus afetos. Conhecer a si, é estar aberto ao mundo. É dar cabo à sua forma criativa de viver, a sua força originária, a fundação do movimento mais limpo, a pulsão de amor.

Na prática:

Serão, ao todo 6 encontros divididos no seguinte programa:

1º encontro: sessão focal em torno do seu momento/busca/circunstâncias e montagem do programa personalizado.

2º, 3º, 4º e 5º encontros: trabalhos práticos baseados nas disposições da primeira sessão

6º encontro: encerramento do primeiro ciclo e prática integrativa.

2 - O GRANDE SALÃO DOS ESPELHOS

vulnerabilidade como potência pessoal e coletiva (Gestão do Coletivo)

Alguns autores dizem que estamos vivendo uma segunda idade média: o retorno do hipercontrole, da culpa, do sacrifício baseados no espetáculo dos excessos e da exposição. Neste des-governo, olhamos para dentro, o micro: qual a nossa capacidade de compreensão dessas circunstâncias, qual a minha capacidade de reflexão sobre mim, sobre as emoções em  meu corpo, sobre o outro? Esse processo funda o que chamamos naturalmente de processo-espelho. Quando questiono e observo com consciência minhas próprias questões, naturalmente eu me torno um espelho para o outro. Refletir o outro é refletir sobre o outro. A isso chamamos empatia, que, para tal, demanda uma entrega real às relações e assumir para si uma dose de vulnerabilidade.  Então, perceber-se finito, frágil, menor, é a condição da existência e não um erro. Daí nasce o princípio de co-existência: sou pequeno e me fortaleço no grupo. O princípio da hospitalidade tão lindamente exposto por Viviane Mosé: eu preciso hospedar o outro, ter o outro dentro de mim. Ironicamente, a auto-permissão de nossa fragilidade nos abre para um mundo novo de forças.

3 - SUSTENTAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

bioenergia corporal e aumento de carga (Ecologia)

Quando percebemos que somos fonte de fluxos novos e emergentes a todo momento, o mundo, o nosso mundo interno, parece triplicar de tamanho. Vejamos: a fricção entre pessoas e pessoas também é capaz de gerar energia livre – nem sempre as relações aprisionam. Como produzir as forças de que preciso para sustentar minha vida, meus planos, minhas relações e meu caminho?  O aumento de nossa potência interna instiga novos arranjos de si e de valores. E, na prática, não é tão difícil incrementar nossa carga vital, mas o desafio está na sustentação e na permanência desses fluxos novos no corpo.

4 - DE EGOLOGIA À ECOLOGIA

tecnologias leves e criatividade (Ecopsicologia)

Egologia como gasto energético neurótico, compulsivo, obsessivo desnecessário. Nossas questões e nossos conflitos internos também gastam energia e hoje nos vemos numa necessidade fundamental de racionar nossa neurose, de produzir mais energia limpa no corpo componente deste planeta. A Ecopsicologia como ponte para liberar o passado, o velho, o repetitivo, para sobrar energia para o presente e a presença: o sentimento oceânico restaurador da vida. Vivemos nessa rede capaz de nutrir. Nesse ponto, sustentados em si, temos a capacidade de olhar e ver o mundo, relacionar-se com as pessoas, coisas e situações numa perspectiva planetária -> quando o ego se torna eco.

modalidades

GRUPO DE ESTUDO ONLINE

Encontros com práticas e rodas integrativas em grupo, com foco no estudo de algum tema ou questão contemporânea.

INDIVIDUAL ONLINE

Nesta abordagem podemos mergulhar na particularidade do processo de integração pessoal, oferecendo um acompanhamento singular para questões específicas a serem trabalhadas.

INDIVIDUAL PRESENCIAL

Sessões presenciais no Núcleo de Experimentação do Existir, na cidade de Juiz de Fora – MG. (Entre em contato para mais detalhes).

sobre o facilitador

Diego Zanotti (CRP04/32863) é psicólogo corporal, Mestre em Artes, Cultura e Linguagens pela UFJF/MG com formação Clínica Corporal Reichiana, Somatopsicodinâmica e Gestalt Sistêmica. Atualmente cursa a Especialização em Psicologia Corporal, Análise Bioenergética e Psicodrama pelo Centro Reichiano Volpi. Diego atua pelo país em projetos de integração entre ciência & consciência, unidos aos fluxos emergentes atuais. Cineasta e documentarista, também produz filmes pelos interiores do país unindo as tecnologias ancestrais e contemporâneas em seus trabalhos, além de atuar com consultoria em mentoring em Comunicação Visual e Expressão Consciente. 

entre em contato!

fale diretamente pelo whatsapp clicando abaixo: