ASSIM, COM FIO

LONGA. DOC. COR. 2019

A história de 15 mulheres do sertão mineiro que encontram no tear o resumo da trama inteira da existência. Fruto de dois anos de pré-pesquisa respaldada pela parceria com as Universidades de Goiás e Unicamp, percorremos inúmeras vezes todo o ofício das fiadeiras, tingideiras e tecedeiras da região noroeste de Minas Gerais.

Surpresos com o teor de empoderamento e afirmação identitária, encontramos nessas mulheres as profundezas das questões atuais de igualdade e diversidade de gênero na busca pela potência de ser mulher no mundo de hoje.

Direção Dinalva Ribeiro e Diego Zanotti Fotografia Diego Zanotti

Em fase de finalização

*notas de borbo

Hoje desembarquei em Brasília para dar início a uma jornada cartográfica em torno das xamãs brasileiras sertão adentro. A busca dessa vez, no documentário em parceria fina com Dinalva Ribeiro, é encontrarmos com essas mulheres de força e fé, mulheres do mistério, que vivem pelos cantões desse mundão empoeirado. Curandeiras, parteiras, raizeiras, fiandeiras, todas elas movimentam no nosso peito a sensação de honraria por atravessar tantos ramos ancestrais. E a euforia calma mantém hoje em mim a pergunta: o que nos aguarda? Hoje dormiremos com Dona Eva, de 90 anos, mãe do mundo e dos cachimbos, com sua capanguinha de coragem e fumaça. Haja coração! 🎬💃🏾🏜